
Requerimentos para liberá-lo: Nenhum

Shikamaru se senta e começa a pensar em uma estratégia contra um inimigo por 5 turnos. Esta habilidade não pode ser impedida ou refletida e não pode ser usada em um inimigo já esteja sendo afetado por ela.
Chakra Necessário: Nenhum
Classes: Mental, Instant, Ranged
Cooldown: Nenhum

Shikamaru sufoca todos os inimigos causando 15 de dano a eles e fazendo com que fiquem incapazes de reduzir dano ou ficarem invulneráveis por 1 turno. Se um inimigo estiver sendo afetado por "Meditate", está habilidade irá durar dois turnos sobre ele.
Chakra Necessário: 

Classes: Chakra, Action, Ranged
Cooldown: 1 turno
Shadow Imitation

Shikamaru captura todos os inimigos nas sombras, deixando-os incapazes de utilizarem qualquer habilidade que não seja de classe mental por 1 turno. stunando seus skills não-mental por 1 turno. Inimigos afetados por "Meditate", serão incapazes de utilizarem habilidades que não sejam de classe mental por 2 turnos.
Chakra Necessário:



Classes: Chakra, Control, Ranged
Cooldown: 3 turnos

Esta habilidade faz Nara Shikamaru ficar invulnerável por 1 turno.
Chakra Necessário: 

Classes: Mental, Instant
Cooldown: 4 turnos